Piso intertravado, bloquetes, pavimentos drenantes, pavers… Você pode usar o nome que quiser mas o resultado e a qualidade dependem de uma boa compra e de uma equipe especializada na instalação.
Para esclarecer as suas dúvidas, nós da PISOPAV estamos disponibilizando essa matéria a fim de que todos os conceitos básicos de uma boa instalação sejam atendidos.
Independente do nome usado em sua região os pisos são fabricados a partir de uma mistura de cimento areia e pó de pedra, feitos em máquinas automatizadas, podem varias em cor, tamanho e resistência.
São muitos os benefícios do revestimento, que possui propriedades antiderrapantes, ideais para cadeirantes e deficientes visuais.
A sustentabilidade é outro ponto forte dos pisos intertravados. Apontados como redutores dos efeitos negativos da urbanização por suas características de infiltração da água, eles evitam a impermeabilização do solo e previnem grandes problemas nas cidades, como enchentes.
Como o próprio nome diz, os pisos intertravados se “travam” entre si como um quebra-cabeça, unidos por areia fina.
A instalação é relativamente fácil e dispensa armadura. A mão de obra não precisa ser altamente especializada, mas é importante verificar outras obras que o profissional contratado tenha feito como referência.
No mais, os pisos intertravados não deixam marcas e permitem o reaproveitamento das peças sem precisar de tempo de cura.
O que muda completamente a qualidade final do trabalho é o cuidado que se tem com o solo antes da instalação dos pisos, a compactação e o tratamento da primeira camada de solo com pó de pedra pode mudar o resultado final e a durabilidade do assentamento.
Os blocos de concreto estão disponíveis em vários formatos: hexagonais, quadriculares, retangulares, entre muitos outros, que fazem do assentamento uma tarefa criativa.
Qualquer desenho pode ser utilizado para o assentamento, embora o sistema de intertravamento se de com maior qualidade quando assentados em formato de espinha de peixe.
Arquitetos e engenheiros que lidam com pisos intertravados devem ter em mente o tamanho e a espessura das peças de concreto adequadas para o projeto. Essa dica é essencial, porque os profissionais devem considerar a carga máxima a ser suportada pelo piso, sem afundar ou quebrar. Veja algumas recomendações:
Resistência à compressão: fpk > 35 MPa
Espessura das peças de concreto (PCA – 1984): 60 mm para tráfego leve, de pedestres; 80 mm para tráfego de veículos comerciais e outros veículos pesados; 100 mm ou 120 mm para situações de tráfego muito pesado.
Saiba mais ao acessar as normas técnicas NBR 9781 – Peças de Concreto para Pavimentação – Especificação e NBR 9780 – Peças de Concreto para Pavimentação.
A ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) também disponibilizou uma cartilha para profissionais acerca do piso intertravado de concreto simples e intertravado permeável.
Outro cuidado deve ser tomado na limpeza do piso, principalmente se feito com máquinas de hidrojateamento. Um jato muito forte pode danificar o rejunte de areia e soltar os blocos.
Os bloquetes podem ser encontrados em tons de vermelho, cinza, amarelo e grafite e é graças a essa coloração que os blocos de assentamento abrem vantagem frente a revestimentos como pavimentos flexíveis, por exemplo.
Isso acontece porque, mesmo coloridos, os pisos intertravados aumentam a reflexão da luz em até 30% por serem mais claros, o que economiza energia pública.
Devido à durabilidade e fácil manutenção, os pisos intertravados são um material que apresenta um bom custo benefício. Os preços dos blocos variam de acordo com o tipo de aplicação variando basicamente em função da espessura e cor.